5 de set. de 2008

"Janela da Alma"

Tantas impressões tive desse documentário, que mais é uma poesia, se quiseres uma crítica ao filme procure no google. Aqui só quero registrar o que percebi com o que vi...



Não ver é ficar sem espaço para sonhar.
Não ver desconcerta.
Não ver mata.
Não ver é mais que cegueira.
Não ver é estar morto para o mundo

(Ei ver é diferente, aqui pelo menos, de enxergar, pois tem gente que enxerga mais não vê)


Segundo Manoel de Barros, as coisas que vemos aparecem de dentro das pessoas, o olho apenas enxerga, e é dentro da pessoa que a imaginação vê o mundo. Mas há uma cegueira generalizada, as pessoas estão vendo com os olhos dos outros, então elas estão vendo o mundo do outro!!!! Temos que ver com os olhos da mente, não podemos ver pelo outro.

Sendo assim, penso em meu fazer como professora, como é deixar o aluno ver o mundo com sua mente, como é deixar de lado minhas impressões do mundo?
Acho que isso é impossível, afinal, sou formadora, educadora, tenho minha idéia de mundo.
Mas o que esse filme me fez pensar, foi que meu aluno precisa que eu o veja com meus próprios olhos, sem meus preconceitos. Preciso vê-lo como gente, como ser que também vê, (com a mente).

Nenhum comentário: